pesquisas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

UMBIGO



1. Para secar o umbigo do bebe, manter a tesoura aberta sobre a cama, até que ele seque.
2. Para evitar que a criança fique com o umbigo grande, pegar um frango (se for menino) ou uma galinha (se for menina), matar e limpar. Abri-lo sem deixar entrar água e retirar o figado. Colocar o figado sobre o umbigo da criança e enfaixar. No dia seguinte, retirar o figado e amarrar com o mesmo pano, num galho de arvore da espessura da cintura da criança.
3. Fazer uma massa com teia de aranha e picuma. Assim que cortar o umbigo do bebe, colocar essa massa em cima, para facilitar a cicatrização. Enterrar o cordao umbilical num local onde nao tenha ratos.
4. Raspar um tijolo vermelho e misturar com agua ate formar uma pasta. Colocar 0 emplastro obtido sobre o umbigo da criança, para secar mais rapido.
5. Se o bebe apresentar o umbigo crescido, antes da primeira mamadeira, dar-lhe para beber um chá de barba de milho adoçado.
6. Para corrigir umbigo crescido, aplicar sobre ele leite de mangaba, em chumaços de algodao, 3 vezes em um dia.
7. Para corrigir umbigo estufado ou "quebradura de umbigo", os pais da criança devem leva-la até uma figueira-braba, na manhã da primeira sexta-feira do mes. A mãe deve segurar a criança com o pé esquerdo apoiado no tronco da arvore. 0 pai, com uma faca virgem, deve recortar o contorno do pé, dizendo: "Em nome de Deus, em nome de Deus, quando esta casco. secar a quebradura ha de sarar." Depois de tirar a casca recoloca-la na arvore com a parte de dentro voltada para fora, e amarrar com cipó.
8. Colocar um ovo de primeira postura sabre o umbigo estufado.
9. Para sarar umbigo estufado, a mãe da criança deve tomar a circunferfmcia do mesmo e fazer uma abertura igual num pinhao-bravo, com uma faca virgem. A quebradura vai diminuindo gradualmente, conforme for fechando o talho no pinhao.
10. Medir o umbigo e cortar um pedaço de papel branco neste mesmo tamanho. Fazer um buraco num pe de pinhao e colocar o papel dentro, para o umbigo desinchar.
11. Para desinchar o umbigo de uma criança, leva-la ate um pé de jenipapo, fazer um buraco no tronco, com uma faca virgem, e introduzir o umbigo da criança no buraco, deixando assim por sete minutos.
12. Espremer tres folhas de erva de santa-maria e uma rama de erva de São Jõao (tambem conhecida como catinga-de-bode) e misturar o sumo com oleo de ricino. Dar para a criança beber o sumo, e aplicar as plantas amassadas sobre o umbigo.
13. Para curar umbigo inflamado, ao amanhecer raspar a primeira terra i1uminada pelos raios do Sol e coloear sabre o umbigo da criança,. deixando ali ate o Sol se por.
14. Para curar umbigo inflamado, medir a circunferencia do umbigo com um cordão e amarrar o cordao numa arvore.

UNHAS (evitar o crescimento)

1. Quando cortar as unhas do bebe pela primeira vez, a madrinha deve assoprar nos dedos da criança, para que as unhas cresçam devagar.

UNHEIRO

1. Fazer um buraco na parede e introduzir o dedo nele, tres vezes, dizendo: "Nunca vi unheiro verde, em buraco de parede.
2. Fazer um emplastro com tomate verde, fumo e farinha. Aplicar o emplastro sobre o unheiro.
3. lntroduzir o dedo afetado num ovo cozido.
4. Introduzir 0 dedo afetado no anus de uma galinha, tres vezes.

URINA FROUXA

1. Matar o galo mais cantador do galinheiro, tirar as pernas e colocar para ferver numa vasilha com água. Coar num pano e servir para o doente beber.
2. Aquecer um tijolo virgem no fogo e fazer o doente urinar sobre ele. Enterrar então 0 tijolo num lugar onde o doente jamais passe.

URINA PRESA

1. Deixar no sereno uma vasilha com aguardente. Colocar na manha seguinte uma casca de bordao-de-velho (tambem conhecido como beijao¬cru), uma folha de torem (arvore tambem conhecida como umbaoba) e uma flor de mão-de-sapa (tambem conhecida como cruz-de-malta). Deixar de molho tres dias e tres noites. Dar ao paciente uma colher ao amanhecer e outra ao entardecer.
2. Abrir uma torneira o maximo que puder e ficar ao lado dela durante 13 minutos.
3. Colocar agua morna em uma bacia e sentar-se nela.

URINAR NA CAMA

1. Tirar a Crista de um galo e coloca-la numa vasilha com um litro de agua. Deixar ferver por 10 minutos. Durante tres sextas-feiras, tomar uma xicara desse chá, em jejum.
2. Colocar uma pedra no fogo até que ela fique vermelha. Tirar e mamdar a criança urinar sabre ela.
3. Durante três segundas-feiras seguidas, colocar um tijolo virgem no fogo, até que fique bem vermelho. Pedir então para a criança urinar sobre ele, e joga-lo fora.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

VOMITOS

1. Para parar os vomitos de um doente, colocar um ovo de galinha dentro de um lenço e amarra-lo no pescoço do doente.

2. Para parar 0 vomitos, amarrar uma palha de milho no dedo polegar.

3. Para evitar que um doente vomite o que vai comer, fechar uma fechadura e amarrar a chave no pescoço do doente.

4. Para evitar que o doente vomite, faze-Io trancar uma fechadura e guardar a chave amarrada no pescoço.

VARISES

1. Torrar uma rã e moer. Salpicar o pó sobre as varizes.

VERMES

1. Cortar um mamão no pé, com uma faca virgem. Aparar o leite num copo, até a metade. Completar com leite de cabra e beber em jejum.

2. Colocar uma vasilha com água para ferver. Depois de fervida, acrescentar farinha de centeio e deixar esfriar. Dar para a criança beber em jejum, durante sete dias consecutivos.

3. Amassar meio mamão maduro com sete colheres de mel de abelha. Misturar em um pouco de goma de batata de purga e comer em jejum.

4. Raspar duas colheres de chifre de boi. Colocar numa vasilha com água e folhas de hortela, para ferver. Tomar o chá morno e adoçado.

5. Abrir um coco verde e tomar toda a água, em jejum.

6. Abrir uma abóbora madura ao meio e tirar todas as sementes de um lado. Torrá-las no fogo e moe-las. Colocar o pó misturado com a comida dar pessoa doente.

VESICULA

1. Cortar uma folha de mamão macho em sete pedaços. Com cada um deles fazer um chá, tomando uma xicara em jejum e outra antes de dormir, durante sete dias seguidos.

2. Pegar um ramo de capim por acaso, e prende-lo no cós da calça ou da saia, em cima do local dolorido.

3. Fazer um chá com lagrimas de Nossa Senhora (contas), tomar em jejum uma vês por dia.

VISITAS INDESEJÁVEIS

1. Para nao receber visitas indeseja¬veis, colocar uma moeda de um real presa na porta principal da casa.

2. Para fazer vistas indesejaveis irem embora, colocar uma vassoura atrás da porta, com 0 cabo para baixo.

3. Quando a visita estiver saindo de sua casa, jogar urn punhado de alpiste em suas costas, dizendo: "Assim como os passaros vão e não voltam, você, fulano (dizer 0 nome da visita), vá e não volte mais a esta casa."

4. Dar um nó numa toalha de rosto e deixar sobre a cama da pessoa que está recebendo a visita. Só tirar 0 nó quando a visita for embora.